A Doutora Preservativo falava da saúde humana, mostrou como usar o preservativo feminino, e, antes do início da explanação, o embaixador Jorge Ribeiro entrevistou alguns alunos, querendo saber deles já conheciam ou experimentaram preservativo feminino. A resposta das alunas foi que já conheciam o preservativo feminino, só que nunca experimentaram, porque ainda não tinham iniciado a actividade sexual.

A Doutora Preservativo fez a demonstração do uso do preservativo feminino e masculino. E, em jeito de provocar os adolescentes e jovens, questionou se todos sabiam da importância do uso do preservativo. A resposta foi: “Para evitar o HIV, as doenças sexualmente transmissíveis e a gravidez indesejada”, testificando, com isso, que o preservativo tem tripla protecção.

“Sabemos que, nos últimos tempos, regista-se um aumento do HIV na população jovem. É um assunto que nos preocupa bastante. Além do HIV nas escolas, percebemos que há muitos adolescentes com gravidez precoce. Acreditamos que uma forma de combater gravidez precoce e as infecções de transmissão sexual, incluindo o HIV, é usar o preservativo. Percebemos qual é a importância do preservativo. Nós somos adolescentes e jovens, e temos um futuro pela frente, e temos que ser jovens saudáveis. Um adolescente, para ter um futuro brilhante, tem que ser saudável. Um adolescente doente não vai ter desempenho aceitável na escola e consequentemente o seu futuro estará comprometido. Para termos um futuro brilhante, saudável, devemos usar sempre o preservativo.” – avança Doutora Preservativo.